A massagem ayurvédica é uma técnica de tratamento que leva em consideração a mente, o corpo e o espírito. Ou seja, não é apenas uma forma de relaxar, mas um verdadeiro tratamento médico que pode ajudar a curar diversas doenças.
Nesse sentido, para fazer uma verdadeira massagem ayurvédica, a pessoa precisa entender o Ayurveda em suas bases.
Além de diagnosticar adequadamente o paciente, o terapeuta também precisa conhecer as propriedades dos óleos. Também dos pós ou medicamentos que vai usar, a fim de promover a saúde do seu cliente.
As origens da massagem Ayurvédica
O Ayurveda é um sistema de medicina que remonta há mais de 5000 anos. Desenvolvido a partir da observação do que a natureza tem a nos oferecer, ele foi sistematizado por grandes sábios da época e atualizado constantemente ao longo dos séculos.
Dentre as obras que abordam a massagem ayurvédica como uma técnica de tratamento estão o Charaka Samhita, o Bhela Samhita e o Sushruta Samhita. Por consequência, também encontramos diversas orientações no Ashtanga Hrdayam, que é uma compilação dos conhecimentos de outros livros.
A diferença entre massagem ayurvédica e abhyanga
Com frequência, vemos a terapia de abhyanga sendo chamada de massagem ayurvédica. Mas na realidade, abhyanga é uma terapia de oleação. Ou seja, o terapeuta nutre os tecidos do corpo do paciente com óleo — geralmente de gergelim — e faz movimentos para que este óleo seja absorvido pela pele.
O abhyanga faz parte do que chamamos de shamana chikitsa, isto é, terapias que visam a pacificação dos doshas, em especial, Vata dosha. Por isso, ele é indicado dentro das rotinas diárias do Ayurveda (dinacharya).
A massagem ayurvédica, por sua vez, nem sempre é feita com óleo. Ela pode ser feita com pós medicados (udwartana), pastas à base de plantas e outras substâncias.
Quais são os benefícios da massagem ayurvédica?
Embora aqui no Ocidente a massagem ayurvédica seja vista como mais uma forma de relaxamento e cuidado com o corpo, originalmente ela tem outras vantagens que são pouco exploradas.
Nutrição
Quando a massagem ayurvédica é feita com óleos, como o de gergelim, ela tem a vantagem de nutrir os tecidos do corpo, deixando-os mais fortes e saudáveis.
Por exemplo, se você está com a pele muito seca, pode fazer uma massagem ayurvédica com óleo para restabelecer a oleosidade e brilho natural da sua pele.
Mas atenção: pessoas que estão com Kapha dosha agravado não devem fazer oleação sem a orientação de um terapeuta ou vaidya experiente. Isso porque o excesso de óleo pode agravar ainda mais o dosha e levar a outros problemas de saúde.
Lubrificação
Ao usar óleos na massagem ayurvédica, também é possível lubrificar articulações e aliviar sintomas como dor e inchaço.
O óleo de rícino morno pode ser usado por pessoas que possuem artrite reumatóide e outros problemas articulares para aliviar a inflamação e os sintomas da doença.
Hidratação
O uso de óleos e outras substâncias nutritivas na massagem ayurvédica também é capaz de hidratar a pele, recuperando o brilho e maciez.
Com maior nutrição, a pele é revitalizada e fica com aparência mais jovem e saudável, um dos benefícios mais evidentes de se fazer massagem ayurvédica com uma pessoa experiente e que sabe quais substâncias utilizar em cada caso.
Aumento da circulação sanguínea
Está prática também contribui para o aumento da circulação sanguínea, tanto pelos movimentos realizados durante a prática quanto pelas substâncias usadas.
A massagem é aplicada com óleo de gergelim. Ele tem potência quente, isso estimula ainda mais a circulação, ajudando a reduzir o inchaço nos membros inferiores, por exemplo.
Melhora o sono
Outro benefício da massagem ayurvédica é a melhora dos padrões de sono. Especialmente se ela for feita pouco antes de dormir.
Usando substâncias calmantes, é possível conquistar uma boa noite de sono após a massagem. O uso do óleo de gergelim na massagem também favorece o sono, já que ele tem propriedades que ajudam a reduzir Vata dosha, deixando o organismo mais tranquilo e relaxado.
Remove toxinas
Os movimentos realizados durante a massagem ayurvédica, combinados com óleos, pós ou pastas medicados, também auxiliam na remoção de toxinas do organismo, contribuindo para a melhoria da saúde.
Como aprender a fazer massagem ayurvédica?
Existem várias escolas que ensinam as técnicas de massagem ayurvédica para massoterapeutas.
Porém, se você quer aplicar a massagem ayurvédica de forma mais consciente, sabendo quais elementos estão influenciando no corpo do seu paciente, o ideal é que tenha uma formação em terapeuta Ayurveda.
Durante a formação, além das técnicas de massagem, você também aprende as propriedades das substâncias (dravyagunas) e suas ações (karmas), o que pode ser um enorme diferencial na sua atuação como massoterapeuta ayurvédico.
Além disso, ao realizar uma formação em terapeuta Ayurveda, você tem outras possibilidades de atuação profissional, o que pode trazer maiores retornos financeiros para o seu negócio.
Aqui no Instituto Adhipati, nós temos um curso de Formação em Terapeuta Ayurveda totalmente online e ministrado por vaidyas indianos. Deste modo, você tem contato com os conhecimentos originais do Ayurveda de forma mais intensa, aprendendo tudo o que precisa para se destacar como profissional na área.
A próxima turma da Formação em Terapeuta Ayurveda EAD está com as matrículas abertas. Portanto, se você quer garantir a sua vaga, não deixe de se matricular, as vagas são limitadas!