🍃 Assine nossa Newsletter

Aplicações do óleo de gergelim no Ayurveda

Quando se fala em Ayurveda, o óleo de gergelim aparece como sendo uma das substâncias mais importantes desta medicina milenar.

Além de ser usado no preparo de alimentos, ele também é utilizado no preparo de medicamentos e até de forma pura, seja para fortalecer os cabelos ou manter dentes e gengivas saudáveis.

Você sabe o porquê? Segundo o Ashtanga Hrdayam, o óleo de sésamo — ou gergelim — é o melhor tipo de óleo.

Então, continue a leitura e entenda todas as aplicações do óleo de gergelim no Ayurveda!

O que é óleo de gergelim?

Óleo de gergelim ou óleo de sésamo, é um óleo vegetal extraído da planta chamada Sesamum indicum.

Muito utilizado na culinária indiana e também em países da África e Oriente Médio, o óleo de gergelim ou taila, em sânscrito, possui propriedades medicinais capazes de gerar muitos benefícios à sua saúde.

Ele é rico em manganês, cobre e cálcio. Também contém vitamina E e vitamina B1. Além disso, é um poderoso antioxidante.

Os tipos de semente de gergelim

Se você for a uma loja de produtos naturais, pode ser que encontre diversas variedades de sementes de gergelim. Por isso, é importante saber quais são as principais.

  • Gergelim branco: é doce, adstringente e picante. Pode ser usado em pasta para tratamentos cicatrizantes.
  • Gergelim preto: usado no tratamento de prameha, hemorróidas e edemas.

Mas, e no Ayurveda, para quê serve o óleo de gergelim?

Para que serve o óleo de gergelim no Ayurveda?

O óleo de sésamo ou gergelim é usado, principalmente, para apaziguar Vata dosha. Por isso, ele costuma ser o óleo usado na terapia de oleação ou abhyanga.

Além disso, ele limpa e desintoxica a pele, é bom para os olhos, melhora a constipação e é usado para eliminar vermes. Por ter potência quente, o óleo de gergelim também ajuda a controlar Kapha dosha, que é frio por natureza.

O óleo de gergelim também é bastante usado para fortalecimento dos cabelos e hidratação da pele. Nesses casos, ele sempre deve ser usado morno, aquecido em banho maria.

Mas atenção: nunca deixe o óleo de gergelim por muito tempo na pele. Ao fazer a oleação, mantenha de 30 minutos a 1 hora e depois tome um banho para retirar o excesso.

Como todos os óleos, o óleo de sésamo é pesado para a digestão e aumenta a força. Ele possui sabor pós-digestivo (vipaka) picante. Portanto, ele melhora a digestão, pois aumenta Pitta dosha.

Óleo de gergelim no abhyanga

Como você viu no tópico anterior, o óleo de gergelim é bastante usado no abhyanga. E o motivo para tanto é que ele produz um efeito de aquecimento que leva à redução de Vata dosha, que é frio por natureza.

Então, quando a pessoa está com a pele muito ressecada ou com sintomas de Vata agravado, como dor, esse óleo pode ser usado como curinga no tratamento.

Ele pode ser usado apenas no shiroabhyanga (oleação apenas na cabeça), no padabhyanga (oleação nos pés) ou então no corpo todo.

Cuidado: pessoas com problemas de digestão graves, com formação de ama, não devem fazer abhyanga.

Pessoas que sofrem de insônia também podem se beneficiar do óleo de gergelim, fazendo uma aplicação de óleo de sésamo no topo da cabeça e nos pés antes de dormir.

Higiene bucal com óleo de gergelim

Outra aplicação do óleo de gergelim no Ayurveda é na higiene bucal.

Nas rotinas diárias destacadas nos textos clássicos, chamadas de dinacharya, existe a recomendação de escovar os dentes e, logo após, preencher a boca com óleo de gergelim e segurar o líquido até que os olhos comecem a lacrimejar. Então, você deve cuspir o óleo, não engoli-lo. Este procedimento é chamado de gandusha.

Essa prática garante tanto o controle de Vata dosha quanto a nutrição dos dentes e gengivas.

Medicamentos ayurvédicos com óleo de gergelim

Por ser fluido e de fácil absorção, o óleo de gergelim é bastante usado no preparo de medicamentos no Ayurveda. Isso porque ele se mistura facilmente a outras substâncias e adquire as propriedades (gunas) dessas substâncias.

Óleo de gergelim para tratamento de amenorréia

Se a mulher sofre de amenorréia (ausência de menstruação), pode consumir uma colher de sopa de óleo de gergelim diariamente, até que se inicie o fluxo menstrual, ou então mergulhar uma colher de sopa de sementes de gergelim em água e deixar descansar durante a noite.

No dia seguinte, retira-se as sementes de gergelim da água e as mistura com açúcar mascavo, fazendo uma pasta. Consumir de 5 a 7 dias, até que se inicie o fluxo menstrual.

Calvície e cabelos brancos

Por ter ushna virya (potência quente), o óleo de gergelim facilita a absorção de outras substâncias pela pele. Por isso, é um excelente vetor para outros medicamentos.

Quando misturado com outras ervas, ele se torna um grande aliado no combate à calvície e aos cabelos brancos, pois ajuda a pacificar Pitta e Vata agravados na cabeça.

Entendendo a fundo o óleo de sésamo

Para entender a fundo quais são os benefícios do óleo de gergelim e como você pode usá-lo no Ayurveda, é fundamental que você estude uma ciência chamada de dravyaguna ou as propriedades das substâncias.

Dentro deste conhecimento, você vai entender quais são os gunas (propriedades), os karmas (ações), a potência (virya), o vipaka (sabor pós-digestivo) e o prabhava (característica peculiar) do óleo de gergelim.

Assim, poderá entender também como as interações do óleo de sésamo com outras substâncias podem afetar o corpo humano positiva ou negativamente.O estudo dos dravyagunas faz parte do curso de Formação em Terapeuta Ayurveda do Instituto Adhipati. Portanto, se você quer se aprofundar no tema, não deixe de se inscrever para a lista de espera da próxima turma!

Se você gostou desse conteúdo compartilhe nas redes sociais

Mais Vistos

Relacionados

plugins premium WordPress