Quando se fala em Āyurveda, é impossível não se fazer a pergunta “como saber meu dosha?”. Afinal, nessa medicina milenar, esses conceitos são essenciais para entender o funcionamento do corpo humano.
Por esse motivo, é bastante comum encontrarmos testes do doṣa ou listas de características que definem se uma pessoa é Vāta, Pitta ou Kapha. Mas a verdade é que esse tipo de análise é bastante reducionista e não reflete a complexidade dos doṣas.
Portanto, se você quer entender de fato o que são doṣas e como você pode saber o seu, continue a leitura!
O que são doṣas, afinal?
Doshas são funções fisiológicas dentro do nosso organismo. Eles são responsáveis pela nossa respiração, nosso metabolismo e até mesmo pela nossa capacidade de raciocinar, por exemplo.
É graças aos doṣas que nosso organismo funciona de forma harmoniosa ou não. Afinal, são eles que dão suporte aos dhātus (tecidos). Quando não estão em equilíbrio, os doṣas geram as doenças.
E é a partir dessa análise — se os doṣas estão ou não equilibrados — que um bom terapeuta ayurveda é capaz de orientar o tratamento de um paciente.
Para descobrir como saber seu dosha, entenda primeiro quais são!
É bastante comum você encontrar na internet a menção a três doshas: Vāta, Pitta e Kapha. Mas não são apenas eles que atuam no seu corpo. Existem, ainda, Rajas e Tamas, que são os doṣas da mente.
Os doṣas do corpo
Vāta é o doṣa responsável por todas as funções de movimento no corpo. Ou seja, sua capacidade de respirar, caminhar e até mesmo de evacuar é comandada por Vāta doṣa.
Pitta doṣa é o responsável por todas as transformações do corpo, isto é, seu metabolismo. Assim, a principal função de Pitta dosha é garantir a sua boa digestão e a absorção dos nutrientes pelo seu corpo.
Kapha, por sua vez, é o doṣa responsável pela manutenção da sua estrutura física. É ele quem dá sustentação e estabilidade ao seu corpo.
Os doṣas da mente
Rajas é o doṣa responsável pela sua função cognitiva. Ou seja, você é capaz de raciocinar por causa dele. É ele quem garante a sua atividade cerebral.
Tamas, por sua vez, traz passividade à sua mente. Sem ele, você viveria em um eterno estado de pensamento e raciocínio.
A diferença entre doṣas e prakrti
Se você já teve contato com o Ayurveda anteriormente, deve ter ouvido pessoas falando coisas do tipo “eu sou Vata” ou então “eu sou Pitta”. No entanto, esse tipo de pensamento é equivocado.
Ninguém “é” um doṣa. A palavra doṣa significa “aquilo que causa desequilíbrio”. E, neste sentido, você jamais poderia ser um desequilíbrio. Afinal, para existirmos, precisa haver uma certa harmonia em nosso corpo.
Quando seu organismo está em perfeita harmonia, sequer existem doṣas. Este estado é chamado de sama dhātu, porque todos os tecidos do seu corpo estão totalmente em equilíbrio.
Então, o que as pessoas querem dizer com “sou Kapha” ou “sou Vāta”?
Na realidade, elas se referem à prakrti ou constituição natural de si mesmas. E, para que você entenda este conceito, precisamos entrar em um assunto importante, que é a formação do embrião no momento da concepção.
A formação da prakrti
Quando o espermatozóide se junta ao óvulo, a constituição natural da mulher (prakrti) se junta à do homem. Dessa combinação, surge uma terceira constituição, que é a do embrião.
Então, da combinação de Vāta, Pitta e Kapha da mãe com a combinação de Vāta, Pitta e Kapha do pai, a criança recebe uma combinação única. E isso não muda com o tempo.
Para ficar mais simples de você entender, pense no tipo sanguíneo. A combinação do tipo sanguíneo da mãe com o do pai vai gerar um tipo sanguíneo na criança. E isso não se altera ao longo de toda a vida. O mesmo acontece com a prakrti.
Portanto, quando se fala que uma pessoa é Kapha-Vāta, por exemplo, não se está falando de doṣas, mas sim de prakrti, ou seja, constituição natural. Se você fizer um curso de terapeuta Āyurveda, esses conceitos ficarão bem mais claros.
E, para que fique claro, não é um teste do doṣa que vai dizer qual é a sua constituição natural. Apenas um vaidya (médico ayurveda) ou um bom terapeuta ayurveda é que poderão identificar essa característica.
Qual a importância de o conceito e aprender como saber seu dosha?
Como os doṣas governam o nosso corpo, qualquer desequilíbrio que haja pode gerar doenças. E, quando ficamos doentes, deixamos de viver com qualidade.
Portanto, entender quais são os doshas e como eles afetam o seu organismo é a melhor maneira de prevenir qualquer tipo de enfermidade. Ou, então, tratar as doenças que já estão se manifestando no seu corpo.
E quando falamos em enfermidades, estas podem ser as mais diversas: desde uma simples dor de cabeça até um câncer.
Por exemplo: imagine que você foi à academia e passou duas horas se exercitando. Quando chegou em casa, sentiu uma leve dor de cabeça, que foi aumentando de intensidade pouco a pouco.
Sabendo que o dosha Vata é o principal responsável por causar dor de cabeça e que você fez muito movimento na academia, fica fácil entender que a intensidade da sua atividade física fez com que Vata se agravasse e gerou a dor.
Assim, você poderia tentar “apaziguar” o Vata, primeiramente descansando e também usando algumas técnicas, como o abhyanga com óleo de gergelim.
Ficou confuso? Não se preocupe! Pouco a pouco, vamos explicando todos os conceitos relacionados ao Ayurveda para que você entenda melhor como essa medicina milenar pode te ajudar a ter uma vida mais saudável e equilibrada.
E, caso você queira se aprofundar ainda mais no Ayurveda, te convidamos a se inscrever na lista de espera da próxima turma de Formação em Terapeuta Ayurveda do Instituto Adhipati.
Neste curso de formação, você tem contato direto com vaidyas indianos, que trazem o conhecimento da fonte para você compreender o Ayurveda de acordo com os ensinamentos clássicos. Portanto, não perca mais tempo.
Entre em contato conosco!