Āyurveda é a junção de duas palavras: Āyuh e Veda, sendo que Āyuh significa “vida” e Veda significa “conhecimento”. Sendo assim, entender o que é Ayurveda pode ser entendido como o Conhecimento da Vida.
Mas, que vida seria essa?
A de todos os seres! Afinal, o Āyurveda não se limita apenas à aplicação de boas práticas de saúde em seres humanos. Também existem ramos do Āyurveda que tratam das plantas e dos animais, por exemplo.
Neste artigo, você vai entender melhor o que é Ayurveda e como esse conhecimento milenar pode te ajudar a ter uma vida mais plena e saudável. Continue a leitura!
O que é Āyurveda na prática?
Āyurveda é um sistema de medicina tradicional da Índia, o qual considera que a base para uma vida saudável está, principalmente, nas nossas escolhas alimentares.
Nesse sentido, o alimento pode ser tanto uma fonte de saúde e vitalidade quanto uma fonte de doenças.
Tudo depende de como, quando e por que o consumimos!
Além da alimentação, o Āyurveda também oferece conhecimentos práticos que nos ajudam a desenvolver hábitos mais saudáveis, como praticar atividade física, raspar a língua e nutrir o nosso corpo com aquilo que ele precisa.
Qual a origem do Āyurveda?
Segundo os textos clássicos do Āyurveda, “Brahma lembra o Āyurveda”. Brahmā é o Universo, a divindade suprema.
Portanto, o Āyurveda sempre existiu. E isso pode ser facilmente entendido se pensarmos que essa medicina surgiu da observação da natureza e daquilo que ela nos proporciona.
Em termos práticos, o Āyurveda surgiu na Índia há mais de 5000 anos.
Existem pesquisadores que acreditam que ele seja o sistema de medicina mais antigo do mundo, tendo-se em vista que a estimativa de 5000 anos está baseada nos registros que temos desta medicina milenar.
Quais são as áreas do Āyurveda?
Assim como na medicina moderna, o Āyurveda está dividido em áreas de estudo. Que tal conhecê-las?
Kāya Cikitsā : é chamada de medicina interna, pois estuda, basicamente, como o processo digestivo influencia em nossa saúde.
Bāla chikitsā: é o estudo das doenças relacionadas às crianças, isto é, a pediatria.
Graha chikitsā: trata-se do ramo que estuda as doenças psicológicas e psiquiátricas, além dos casos de possessão.
Ūrdhvāñga chikitsā: é a parte que estuda as doenças que ocorrem dos ombros para cima, ou seja, a otorrinolaringologia somada à odontologia e à oftalmologia.
Śalya chikitsā: é o ramo cirúrgico do Ayurveda, tratado com mais detalhes no texto clássico Sushruta Samhita.
Jarā ou Rasāyana chikitsā: é a área que se ocupa das doenças das pessoas mais velhas, chamada por nós de geriatria e gerontologia. O termo “rasāyana” refere-se a terapias de rejuvenescimento.
Vṛṣa chikitsā: são os tratamentos de fertilidade, virilidade e reprodução.
Além dessas grandes áreas, o Āyurveda também trata de outros assuntos, como o estudo das substâncias, chamado de dravya guna.Como você pode ver, o Āyurveda é uma ciência completa, que leva em consideração todos os processos fisiológicos do ser humano e propõe tratamentos para as mais diversas enfermidades.
De onde vem o conhecimento do Āurveda?
Dentre as obras que são referência no Āyurveda, temos dois grupos principais: Bṛhat Trayī e Laghu Trayī.
A Bṛhat Trayī ou Grande Trindade é composta por três livros fundamentais para quem é estudante ou profissional de Āyurveda:
- Caraka saṃhitā
- Susśruta saṃhitā
- Aṣṭāñga Hṛdayam
Já a Laghu Trayī, ou Trindade Menor, é composta pelas seguintes obras:
- Mādhava Nidānam
- Śārngadhara samhitā
- Bhavaprakash Nighantu
Além destes, existem dezenas de outros livros sobre Ayurveda que podem ser consultados. Mas, com esses seis, você já tem muito o que estudar por anos. Afinal, o Āyurveda é um sistema de medicina. E, como tal, possui uma complexidade que merece um estudo aprofundado de cada um dos ramos que listamos anteriormente.
Por que estudar Āyurveda, afinal?
O Āyurveda entende cada ser humano de forma única. Ou seja, nessa ciência milenar, não existe um tratamento que sirva para todas as pessoas, como vemos na medicina moderna.
Ao examinar o paciente, o vaidya (médico ayurvédico) analisa uma lista de coisas, como a constituição física, o local onde a pessoa mora, o tipo de comida que ela costuma consumir, a qualidade do seu sono, dentre outros fatores.
Desse modo, podemos dizer que o Āyurveda é uma medicina de precisão. Ou seja, ele traz um tratamento personalizado para cada pessoa.
Dentro dessa perspectiva, existem pessoas que estudam o Āyurveda para aplicar em suas vidas e melhorar a sua própria saúde e tem outras que decidem seguir carreira no Āyurveda, ajudando outras pessoas a melhorarem sua saúde.
A diferença entre vaidya e terapeuta Āyurveda
Neste ponto do artigo, precisamos fazer uma distinção importante.
O vaidya (médico ayurvédico) é aquela pessoa que cursa o B.A.M.S. (Bachelor of Ayurvedic Medicine and Surgery) ou Bacharelado em Medicina e Cirurgia Ayurveda.
Esse curso tem duração aproximada de 5 anos e corresponde ao nosso curso de medicina, só que totalmente focado em Āyurveda. Atualmente, ele é oferecido apenas na Índia, Nepal e Sri Lanka.
Em outras partes do mundo, o Āyurveda é ensinado em cursos de Formação de Terapeuta AĀyurveda.
Nesses cursos, você estuda os textos clássicos e aprende as bases do Āyurveda para realizar tratamentos diversos, normalmente divididos em shamana chikitsā e shodana chikitsa (falaremos sobre eles em outro artigo, combinado?).
A Formação em Terapeuta Āyurveda é um curso de nível pós-médio, portanto, não exige que você tenha feito nenhum tipo de graduação anteriormente.
Aqui no Adhipati, nós oferecemos a Formação em Terapeuta Āyurveda em parceria com o Hospital Sankarakripa Arogya Nikethanam. Portanto, os professores do curso são, em sua maioria, vaidyas indianos que cresceram aprendendo e aplicando Āyurveda em suas vidas.
Isso traz um diferencial enorme para os nossos alunos, que podem aprender Āyurveda direto da fonte e ter uma formação de qualidade, totalmente baseada nos textos clássicos do Āyurveda.
Se você se interessa por Āyurveda e quer aprender mais sobre esse conhecimento milenar, continue acompanhando a gente! Vamos compartilhar com você tudo o que sabemos sobre Āyurveda para que você tenha uma vida mais saudável, feliz e plena.
Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades!