🍃 Assine nossa Newsletter

Por que estudar Ayurveda? Confira 10 motivos!

Por que estudar Ayurveda? Confira 10 motivos!

Muito se fala sobre o Ayurveda e seus benefícios para a saúde do corpo, da mente e do espírito. Mas, você sabe realmente como isso acontece e como esta ciência pode contribuir para os dias atuais?

Hoje, vamos direto ao assunto: queremos compartilhar com você 10 bons motivos para estudar o Ayurveda e começar a aplicar seus princípios no seu dia a dia e, quem sabe, até mesmo no de outras pessoas, se você se tornar um verdadeiro terapeuta Ayurveda!

Ficou curioso? Siga com a leitura!

#01 Está crescendo no mundo todo

A medicina ayurvédica tem uma história milenar. Com origens na Índia, há mais de 3 mil anos, há registros principalmente em dois dos textos sagrados, o Rig Veda e Athara Veda.

Atualmente, segue como uma das principais formas de ter cuidados com a saúde em grande parte do mundo oriental. 

Isso acontece especialmente na Índia, onde uma alta porcentagem da população usa exclusivamente esse sistema para cuidar de seu bem-estar ou o combina a outras práticas da medicina moderna.

Mas, em tempos bem mais recentes, o Ayurveda tem experimentado um crescimento significativo em sua aceitação mundial. 

Estudos mostram que, principalmente após o início da pandemia da Covid-19, houve um aumento de cerca de 90% na indústria do Ayurveda, o que compreende tanto os produtos ayurvédicos como o interesse por seus ensinamentos. 

#02 Ajuda na prevenção e tratamento de doenças

A saúde depende de vários fatores, principalmente do equilíbrio entre mente, corpo e espírito. O Ayurveda ajuda na prevenção e tratamento de doenças por considerar todos estes aspectos do ser humano em seus tratamentos. 

As práticas e tratamentos ayurvédicos reduzem o estresse, melhoram a flexibilidade, a força e a resistência. Em práticas como o Yoga e meditação, percebem-se claramente os resultados positivos em doenças como asma, hipertensão e artrite, só para dar alguns exemplos.

De fato, o conhecimento do Ayurveda nos ensina sobre práticas e rotinas do que devemos e não devemos fazer para manter a saúde do nosso corpo físico e mental. Além de ser extremamente eficiente para o tratamento de diversas doenças, inclusive algumas que não têm tratamento na medicina convencional. 

O Ayurveda atua por meio da alimentação, diversos medicamentos a base de ervas, procedimentos de desintoxicação, massagens que empregam diversas técnicas até mesmo algumas cirurgias.

#03 Complementar seus atendimentos 

Se você já é da área da saúde ou está procurando uma oportunidade para entrar nesse campo, o Ayurveda pode complementar seus atendimentos. 

Isso acontece já que o Ayurveda enfatiza uma dieta adequada, objetivando a manutenção da saúde e o tratamento de doenças. Seus medicamentos fitoterápicos são prescritos de acordo com o perfil (Doshas) de cada indivíduo, proporcionando um atendimento personalizado e com mais chances de sucesso. 

#04 Medicina reconhecida pela OMS

Se você já se perguntou se o Ayurveda é uma medicina reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde), a resposta é sim!

A OMS reconhece o Ayurveda como um sistema de medicina tradicional, junto a outros sistemas de medicina convencional de outros países. 

Neste sentido, existem políticas de integração entre os sistemas tradicionais de medicina e os convencionais. 

Na Índia, especificamente, a OMS tem incentivado estudos que comprovam a padronização, segurança e eficácia dos medicamentos fitoterápicos ayurvédicos após a assinatura de um acordo com o AYUSH (Ministério do Ayurveda, yoga, Unani, Siddha, homeopathy and naturopathy).

#05 Eficiência comprovada ao longo de milhares de anos

O Ayurveda, ou ‘ciência da vida’, é o sistema de cura mais antigo do qual se tem conhecimento no mundo. 

Como dissemos no primeiro motivo, são cerca de 3000 anos desde que se registraram os primeiros textos, e a prática do Ayurveda nunca cessou desde então. 

Aliás, sabemos que o Ayurveda é praticado há mais de 3000 mil anos. De fato, essa é a cronologia conhecida em função dos primeiros registros escritos, mas, antes, já havia a  transmissão de conhecimentos de forma oral. 

De lá pra cá, esta ciência foi adquirindo cada vez mais experiência, comprovando práticas, descobrindo novos medicamentos e se aperfeiçoando continuamente. 

#06 Tratamentos sem efeitos colaterais

Um dos motivos pelos quais o Ayurveda tem tantos seguidores é o fato de que as pessoas entendem este sistema como uma alternativa segura e eficiente, principalmente quando comparada com a medicina ocidental. 

Como a maioria dos remédios alopáticos tem como base produtos químicos desenvolvidos recentemente, ainda se estão percebendo seus efeitos colaterais massivos, o que não se observa na medicina ayurvédica. 

No Ayurveda, os remédios são usados com sabedoria, e sua natureza pode ser bastante simples, com ingredientes que encontrados até mesmo em casa. Mesmo assim, esta ciência também inclui medicamentos com muito mais complexidade, que usam, em sua formulação, mais de 100 ervas diferentes!

Exatamente pelo fato dos ingredientes serem naturais, eles não causam danos à saúde, como no caso dos químicos da medicina tradicional. Além de tudo isso, muitos tratamentos podem ser realizados com práticas simples, com a mudança de hábitos e de alimentação. 

#07 Aprender sobre alimentação

Apesar de nossa alimentação ocidental contemporânea pregar o consumo de produtos industrializados, processados, artificiais e de procedência questionável, todo mundo sabe que seus efeitos podem ser nocivos ao longo dos anos. 

O corpo é capaz de lidar com traumas pontuais, mas não com traumas crônicos. E saber como se alimentar é fundamental para que possamos fornecer os alimentos com os quais nossos corpos interagem melhor. 

Como a medicina ayurvédica tem como fundamento principal o uso de alimentos adequados para cada tipo de pessoa e condição, é imperativo que os praticamente de Ayurveda entendam o que significam suas escolhas alimentares.

Neste caso, o Ayurveda nos ensina muito sobre a alimentação, o que comer e como comer, tudo com muita sabedoria. Em todos os tratamentos de Ayurveda, a alimentação é extremamente importante e sempre faz parte dos cuidados. 

Por exemplo, o sistema digestivo é onde estão as principais causas das desarmonias que podemos experimentar em nossos corpos. Por isso, o conhecimento do Ayurveda sobre a alimentação é muito rico, já que estudar o Ayurveda significa igualmente estudar profundamente os alimentos. 

#08 Aprenda sobre Herbologia

Quem nunca tomou um chá de boldo para a digestão? Ou um chá de camomila quando quer ficar mais tranquilo? 

Cada erva tem uma característica que pode ser usada em nosso benefício, e imagine quantas plantas estão ao nosso alcance e não sabemos exatamente como aproveitar seu potencial. 

No Ayurveda, a Herbologia é pesquisada a fundo, considerando as propriedades e características de plantas que podem ser inclusive cultivadas em seu quintal, jarros ou facilmente encontradas em centros comerciais. 

#09 Tenha sua saúde em suas mãos

Estudar Ayurveda é estudar a nós mesmos, entender o funcionamento de nossos corpos e entender as nossas especificidades. 

O Ayurveda nos ensina a reconhecer o nosso estado de harmonia, e que devemos nos observar constantemente. Com a prática e os estudos, vamos percebendo que, a cada dia, podemos precisar de algo diferente, afinal de contas, estamos em permanente mudança. 

Dessa forma, nos tornamos capazes de conduzir nossa vida com consciência, atenção e presença. Aprendemos a sair do automático e a nos observar mais e melhor. Sabemos quando estamos em desarmonia e o que precisamos fazer para restabelecer a harmonia necessária. 

É como pegar de volta as rédeas da nossa vida.

#10 Aprenda a tratar diversas desarmonias de forma simples 

O Ayurveda identifica três tipos básicos de energia ou princípios funcionais que estão presentes em todos nós. Uma vez que você reconhece suas características pessoais, fica mais fácil entender que tipos de ervas e alimentos são os mais adequados para seu corpo.

A causa das doenças, no Ayurveda, é vista como uma falta de função celular adequada devido ao excesso ou deficiência de Vata, Pitta ou Kapha. 

Uma vez que esses fatores são conhecidos, as ações apropriadas podem ser tomadas para anular ou minimizar os efeitos e causas dos desequilíbrios, para então restabelecer sua constituição original. 

Poderíamos seguir com muitos mais motivos para você começar a estudar Ayurveda hoje mesmo! Mas estes são os que achamos mais relevantes, e você pode continuar se informando sobre outros aqui no Blog!

Se você gostou desse conteúdo compartilhe nas redes sociais

Mais Vistos

Relacionados

plugins premium WordPress